top of page
LogoAsset 1.png

São Paulo recebe “ORioLEAR”, peça gratuita inspirada no clássico de Shakespeare

  • gestao659
  • 1 de ago. de 2025
  • 2 min de leitura

Atualizado: 5 de set. de 2025

Inspirado em Rei Lear de Shakespeare, o espetáculo entra em cartaz no Itaú Cultural.


Crédito: Leekyung Kim / InfoTeatro
Crédito: Leekyung Kim / InfoTeatro

O espetáculo ORioLEAR estreou no dia 31 de julho no Itaú Cultural (IC), na capital paulista. A temporada segue até o dia 17 de agosto, com apresentações gratuitas, de quinta a domingo. A produção propõe uma reflexão sobre a divisão de terras no Brasil, a partir dos territórios das florestas brasileiras.


A trama acompanha a história de Lear, um senhor de terras, latifundiário, antigo grileiro que fez fortuna no Pará e decide dividir sua riqueza entre as filhas e os genros. A filha mais jovem, ao recusar bajulá-lo publicamente, é deserdada e acolhida por um povo indígena, que pede ao latifundiário que devolva o nome “Lear” ao rio que corta seu latifúndio, acreditando que o fato do homem ter se apossado do nome do rio causou muitos males ao seu povo — e que isso só cessará quando o for devolvido ao rio. Ao recusar-se a fazê-lo, o senhor das terras entrega suas terras às duas outras filhas e acaba provocando uma guerra.


ORioLEAR aborda temas importantes, como a devastação ambiental e a luta pela demarcação de terras, trazendo a dura realidade amazônica e criando uma experiência cênica de forte impacto visual e emocional. Todas as apresentações contam com interpretação em Libras.


O elenco reúne Jorge de Paula, Leopoldo Pacheco, Michelle Boesche, Roberto Jardim, Ronny Abreu, Sandra Corveloni e Simone Evaristo.    

Nos dias 10 e 17 de agosto, haverá bate-papo com elenco após o espetáculo. Os ingressos podem ser reservados gratuitamente, a partir de terça-feira, na semana da apresentação, às 12h, no site do Itaú Cultural. 


Por Isabela Almeida


 
 
 

Comentários


bottom of page