Cine Paissandu reabre após 20 anos com as portas fechadas
- gestao659
- 26 de ago. de 2025
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de set. de 2025
Espaço foi ocupado com videoinstalações de maneira gratuita ao público

Inaugurado na década de 50 e localizado no centro de São Paulo, o Cine Paissandu é considerado um dos cinemas mais históricos da cidade. Tombado pelo Patrimônio Histórico de São Paulo desde 1992, o edifício passou mais de 20 anos completamente ocioso e abandonado pelas autoridades. Durante os últimos anos, o espaço foi dividido entre um estacionamento e a sala de cinema, fechada desde os anos 2000.
Com a estrutura original preservada, o Cine reabriu suas portas no dia 16 de agosto, com duas videoinstalações inéditas da artista Manoela Cezar: Caverna Fantasma e Paissandu Drive In. A exposição fica em cartaz até o dia 31 de agosto, guiada por luzes que percorrem o espaço e com uma trilha sonora original da artista Juliana R.
O espaço Caverna Fantasma percorre áreas abandonadas entre corredores técnicos, salas, escadas e espaços inacessíveis ao público. Essa área aborda um tema fantasmagórico com projeções translúcidas. Já em Paissandu Drive In, o telão da sala de cinema é utilizado para projetar imagens contínuas de estradas, com o objetivo dos visitantes assistirem na área do estacionamento, como se fosse um drive in.
As instalações foram desenvolvidas após seis meses de imersão no prédio, onde o utilizou como ateliê. Manoela traz uma reflexão entre carros e espaços, analisando a situação atual do Cine Paissandu. “Embora o filme esteja ali projetado para os carros, os verdadeiros espectadores são as pessoas que voltam a circular pelo espaço”, alega a artista.
A visitação acontece de quarta-feira aos domingos, das 13h às 18h, no Cine Paissandu - Lago Paissandu, 62.
Por Isabela Slussarek




Comentários