top of page
LogoAsset 1.png

“Racionais MC’s: O Quinto Elemento” - Entre a luta e transformação de uma sociedade desigual

  • gestao659
  • 19 de ago. de 2025
  • 2 min de leitura

Atualizado: 4 de set. de 2025

Aniversário do grupo é celebrado com exposição que reflete o impacto e importância para a cultura nacional

Grupo Racionais MC's
Créditos: Reprodução/ Fernando Eduardo

O grupo brasileiro de rap Racionais MC’s foi criado em 1988 por Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay. Como forma de denúncia ao racismo e ao preconceito social em relação à população periférica, os artistas utilizam as letras das músicas para expressarem suas indignações com a sociedade brasileira. Durante a década de 80, período de criação do projeto, a segregação espacial e a expansão de bairros mais caros contribuíram com a exclusão da periferia, o que incentivou ainda mais a crítica presente nas canções.


Em um cenário de crise econômica e aumento da desigualdade, o grupo lançou o álbum “Sobrevivendo ao inferno”, em 1997, responsável por alavancar a carreira. Conhecidos pelo uso de gírias e de expressões criadas nas periferias, buscam criar um discurso que acabe com a opressão dos grupos marginalizados socialmente e que contribua com a inserção igualitária dessa parcela entre a população. 


A exposição gratuita “Racionais MC’s: O Quinto Elemento” está disponível até 31 de agosto no Museu das Favelas, em São Paulo. Como comemoração aos 35 anos de carreira em 2024, a mostra convida os visitantes a refletirem sobre o impacto cultural do grupo. O acervo conta com composições, figurinos e objetos pessoais que contam a história de vida de cada participante. O foco é mostrar ao público as dificuldades, resistência e a luta enfrentadas pelos músicos e pelo grupo social defendidos em suas canções.


Os ingressos podem ser retirados antecipadamente pelo site ou na recepção do museu. O horário de funcionamento é de terça a domingo, das 10h às 17h, no endereço Largo Páteo do Colégio, 148 - Centro Histórico de São Paulo. 


Por Isabela Slussarek


 
 
 

Comentários


bottom of page