top of page
LogoAsset 1.png

Constelação Celestina: produção que destaca e celebra a cultura afropaulista, chega a zona leste da capital

  • gestao659
  • 17 de set. de 2025
  • 1 min de leitura

Mostra do fotógrafo Wagner Celestino entra em cartaz no Sesc Itaquera, em São Paulo, com entrada gratuita.


Foto: Wagner Celestino | SESC
Foto: Wagner Celestino | SESC

Até o dia 12 de outubro, o Sesc Itaquera recebe a exposição Constelação Celestina, mostra individual do fotógrafo e documentarista Wagner Celestino, um artista autodidata nascido na Zona Leste de São Paulo. A exposição traz mais de 40 anos de produção fotográfica e reúne 108 obras, que narram a trajetória do artista e sua dedicação à valorização da cultura afro-brasileira. 


A exposição percorre diferentes fases da carreira de Wagner — aborda temas como ancestralidade, festa, território e identidade —  retratando desde familiares do fotógrafo até fundadores de escolas de samba paulistanas, além de cenas urbanas e culturais dos bairros Cambuci, Mooca, Bixiga e da Vila Matilde, onde o artista cresceu.


A mostra é distribuída em três séries como Retratos, Carnaval e Velha Guarda, e inclui registros históricos de figuras icônicas como Dona Ivone Lara, Zé Keti e Seu Nenê da Vila Matilde.


As obras mostram um olhar atento sobre a cidade e suas histórias invisibilizadas. Além das séries temáticas, a exposição também apresenta registros urbanos que marcaram a trajetória de Celestino, como as imagens que documentam a vida de famílias moradoras de habitações coletivas nos bairros do Cambuci, Mooca e Bixiga.


A Sala de Múltiplo Uso 2, no ginásio do Sesc, foi preparada especialmente para receber a exposição. Ela fica aberta ao público de quartas a domingos e feriados, das 9h às 17h, com entrada gratuita.


Mais informações no link


Por Isabela Almeida


 
 
 

Comentários


bottom of page