A busca pela perfeição como recorte social em “Madrugada Glow Up”
- gestao659
- 15 de ago. de 2025
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de set. de 2025
Evento gratuito garante diversão e reflexão sobre os padrões de beleza ao público

A Curadoria de Cinema do Centro Cultural de São Paulo (CCSP) propõe uma maratona de filmes na madrugada do dia 29 para 30 de agosto. Com entrada gratuita, a “Madrugada Glow Up” conta com classificação indicativa a partir de 18 anos e com a seguinte programação: “Nunca Fui Beijada”, “A Substância” e um filme surpresa. Os ingressos são liberados a partir das 21h do dia 29, por ordem de chegada.
As temáticas dos filmes abordam assuntos voltados para a busca pela perfeição e pelo padrão estético imposto pela sociedade. A obra indicada ao Oscar como “Melhor Filme do Ano”, “A Substância”, retrata como as mulheres da sociedade contemporânea sempre buscam estar dentro dos padrões de beleza. Além disso, também demonstra a insatisfação pessoal e a vontade de sempre querer ser mais, mesmo que já tenha alcançado o objetivo inicial.
O termo “glow up” é popularmente utilizado entre os jovens e nas redes sociais para se referir uma transformação física considerada positiva. Socialmente, significa que a beleza aclamada pelos outros foi alcançada, ou seja, é uma representação dos padrões. Essa busca pela perfeição insere a população em um mundo irreal, em que todos parecem melhores do que os outros e, com isso, o uso de procedimentos estéticos são grandes aliados, mas prejudiciais para a saúde.
O evento busca impactar e refletir sobre a problemática que existe por trás da ascensão do glow up e como os padrões podem impactar na vida das pessoas. Também é uma oportunidade de analisar como a internet contribui com essa ideia e o quanto é capaz de influenciar milhares de usuários. Os filmes exibidos abordam essas problemáticas e buscam amenizar essas ideias que constroem esse novo estilo de vida, muitas vezes considerado inadequado.
Por Isabela Slussarek




Comentários